quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Xixi no Banho!

Você faz xixi no banho?

Parece piada, mas não é! Essa campanha do SOS Mata Atlântica, é o mínimo curiosa e tem como proposta levar para o publico em geral, de maneira mais descontraída, como um simples ato pode contribuir com a preservação do meio ambiente, ou seja, economizando água. Em época em que se ouve muito não, chegou à hora do SIM se adaptar ao seu cotidiano.

Veja como é fácil colaborar, basta fazer xixi durante o banho! O meio ambiente agradece a quantidade de água poupada em cada descarga, que chega a 12 litros (descarga convencional), já as descargas com válvulas, onde o limite é contado pela vontade do usuário, pode ser gasto o dobro ou o triplo de água, sem necessidade. Uma descarga convencional por dia corresponde a 4.380 litros de água por ano. (!) Se nos conscientizarmos a adotar o método do xixi no banho, chegaríamos a uma economia de mais de 50% conforme seu consumo. E vale lembrar que as descargas se utilizam do reservatório de água potável das cidades. O xixi no banho, portanto, economiza água potável. Gastando menos água degradamos menos a natureza, preservando os recursos naturais e as nascentes dos rios.

E para quem achou nojento, saiba que o xixi é composto 95% de água e 5% de outras substâncias como uréia e sal. Dermatologistas afirmam que não há contraindicação. A uréia, presente na urina, é inclusive usada como hidratante de pele. Não há problema também em urinar em um mesmo banheiro que é dividido por uma família, basta você lembrar de fazer isso logo no inicio do banho.

Outras formas de você economizar água é: varrer (e não lavar) a calçada; abrir a torneira só quando for enxaguar a louça; eliminar os vazamentos; preferir as embalagens reutilizáveis bem como, os equipamentos com o selo PROCEL; reutilizar a água da máquina de lavar roupas para lavar o carro; evitar ficar muito tempo no banho; entre outras. Lembrando que Reutilizar é a palavra de ORDEM!

Quem não faz nada pelo meio ambiente, pode iniciar fazendo xixi no banho. É uma forma divertida de todos participarem.

E você, que tal fazer xixi no banho?

Mariane Trichês Pezente

Fonte: xixinobanho.org.br

Colaboração: Ronan Tito Pizzolo

Um comentário: