quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dia da Árvore (21/09)

No ultimo dia 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore, vamos conhecer um pouquinho mais sobre ela? No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente; e o tempo para reforçarmos nossos apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.

Árvore é sinônimo de vida: com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, com sua importância fundamental para o progresso através do papel e, garantindo a nossa sobrevivência.

Hoje enxergamos por completo a importância das árvores na composição do meio ambiente e na manutenção da vida nesse planeta: protegendo o solo, as nascentes de rios, preservando a vida silvestre, e todo o seu aspecto funcional como a produção de móveis, utensílios domésticos e casas, por exemplo. E é por isso que quando derrubamos uma árvore, não estamos desprezando somente um vegetal; estamos contribuindo com a diminuição da nossa qualidade de vida, uma vez que uma árvore absorve até uma tonelada (!) de CO2 durante sua vida, e é um ótimo abrigo para aves.

Todo o progresso alcançado até hoje, somente foi possível graças ao uso deste nobre material natural: a árvore. Ela também produz o papel tão utilizado em nosso dia-a-dia! Mas, infelizmente o Brasil só recicla 30% dos 10 milhões de toneladas de papel que produz por ano! Se reciclássemos mais toneladas de papeis, poderíamos economizar 98.000 litros de água (!!!) e o corte de 15 árvores (por tonelada). Então, utilize os dois lados da folha de papel, evite imprimir arquivos que poderiam ser lidos no computador, separe o papel do lixo orgânico, e na hora de comprar papel opte pelos reciclados que possuem o mesmo valor comercial, são atitudes simples, mas que podem mudar sua qualidade de vida. Contribua com a preservação do meio ambiente. Faça sua parte!

“O homem é o único ser vivo que degrada a própria casa, e mata a própria espécie por prazer”.

Fonte: diadaarvore.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário